- Quem Somos
- Regionais
- Passo a Passo
- Ajuda
- Bizú Viagens T&T
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
- Vídeos
- Diretório Zonais das Capitais.
- Ficha de Apoiamento
- Perguntas e Respostas
- Facebook & Instagram
- Estatuto, Programa & CNPJ
- Secretaria da Mulher Municipalista
- Fale Conosco
Perguntas e Respostas
O que é
MUNICIPALISMO?
O Municipalismo ou Municipalismo Libertário, consiste em uma ideologia política que objetiva oferecer maior autonomia aos municípios, atendendo especialmente à organização e prerrogativas das cidades, por meio de uma descentralização da administração pública.
Os defensores dessa linha de pensamento costumam salientar a importância da cidade, uma vez que é nesse espaço onde se vive e se trabalha. Enxergam a cidade como sendo o mundo real, enquanto que o Estado e a Nação seriam instituições abstratas, que geram governos distantes, alienados e insensíveis às necessidades do cidadão.
O partido ajuda financeiramente de alguma forma?
O MUNICIPALISTA AJUDA SIM.
Ajuda com o repasse MENSAL do Fundo Partidário. Após a sigla liberada pelo TSE.
OS PRESIDENTE ZONAIS, MUNICIPAIS e ESTADUAIS de TODO o BRASIL, receberão mensalmente ajuda financeira, e NÃO cobraremos NADA, nem mensalidade, nem anuidade, nem percentual sobre salários... Esta ajuda financeira, é o Fundo Partidário, referente a CADA MUNICÍPIO e ESTADO.
Cada um, receberá sua parte, conforme seu mérito.
(exemplo: pelo número de FILIADOS, número de Deputados Federais, etc..., tudo isto vai somando). Mas isto, é APÓS a liberação do TSE em Brasília.
Quanto receberá aproximadamente uma ESTADUAL por mês?
Dentro do Municipalista, 33% do Fundo Partidário, ficará com as ESTADUAIS. Para as mesmas terem condições de trabalhar no Estado. Mas este valor, somente saberemos, pelos cálculos do TSE após o partido liberado, e com base na representatividade e força que você tiver no seu estado. Se não abrir nenhuma Municipal, receberá bem menos do que aqueles estados, que estão abrindo mais e mais diretórios municipais dentro de seus estados. Também entrará no cálculo, o número de filiados e votos que seu estado fizer. Tudo isso após a liberação da sigla pelo TSE.
Quanto mais cidades você diretórios municipais em formação, e estas cidades fecharem suas metas de assinaturas, com certeza o seu estado terá uma grande chance, de ser o maior em números de filiados no futuro, e ainda receber uma boa fatia do fundo partidário, e ainda terá a chance de eleger VEREADORES(AS), DEPUTADOS(AS) ESTADUAIS E FEDERAIS, e ainda tem grande chance de indicar membros do diretório ou filiados, para assumir secretarias municipais ou estaduais, dependendo do acordo que você fechar.
O Partido ajudará financeiramente na
Campanha de Vereador, Deputado Estadual e Federal?
Já estaremos repassando recursos mensalmente para a Estadual e para as Municipais.
Separem parte disto, para as campanhas. Tudo acontecerá regularmente, após a sigla liberada.
Cargos a disposição do partido.
Certamente você como Presidente Estadual, terá cargos junto ao Governo que o Municipalista apoiar em seu Estado.
E Você como Presidente Municipal, terá cargos junto a Administração Municipal (Prefeitura), que o Municipalista apoiar.
Também teremos cargos de Assessores Parlamentares junto aos Vereadores, Deputados ESTADUAIS E FEDERAIS eleitos pelo Municipalista, ou que apoiamos.
Quem escolhe os candidatos a Deputados Estaduais e Federais?
E coligação com o Governador?
A palavra final, é do Presidente Estadual.
Da mesma forma a palavra final, quanto aos candidatos a Vereadores, Prefeito e se o partido fará ou não coligação, é do Presidente Municipal.
Da mesma forma, a palavra final, quanto a Presidente da República, se o partido lançará candidatura própria ou não, é do Presidente Nacional.
Quem aceita ou não, a migração de Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais, Federais, Governador e Presidente da República?
Caberá exclusivamente ao Presidente Municipal, aceitar ou não, os Vereadores, Vice Prefeito ou Prefeito que desejem migrar.
Caberá exclusivamente ao Presidente Estadual, aceitar ou não, os Deputados Estaduais, Federais, Senadores ou Governadores que desejem migrar.
Caberá exclusivamente ao Presidente Nacional, aceitar ou não, Presidente da República, ou Vice, que desejem migrar.
Qual a garantia que tenho, de assumir uma
Presidência de uma Zonal, Municipal ou Estadual, se eu cumprir a minha parte?
No Municipalista, nada é "de boca" ou "depois vamos ver...", tudo é compromisso sério e por escrito entre a Nacional e os fundadores, tudo reconhecido firma em cartório.
A Nacional não cumprindo contigo, você processa a Nacional do PMM e seu presidente nacional.
Nas reuniões, não é só o presidente nacional que fala e os demais só escutam sem participar... No PMM o Presidente Nacional é SABATINADO, com qualquer pergunta e questionamento que qualquer membro queira fazer. O PMM é sério, formado por pessoas sérias, e compromissos sérios, registrados em cartório.
Como são definidas as Presidências dentro do Partido?
Todas as Presidências!!!
Presidente Zonal, Municipal, e Estadual, são definidos pelo trabalho com metas fechadas.
Depois, cada Presidente, define sua equipe.
É OBRIGATÓRIO, eu apoiar candidatos do Partido?
A única candidatura que todos serão obrigados a apoiar, sem exceção de estados ou municípios, é a de DEPUTADO FEDERAL, pois é a única candidatura que sendo eleito ou eleita, os votos reflete no fundo partidário. Isto quer dizer que, quanto mais votos pra deputado federal, você conseguir em seu município, mais fundo partidário, você receberá em seu diretório Zonal ou Municipal.
Nas demais candidaturas, ninguém será obrigado a apoiar candidatos do nosso partido. Más claro que é desejável. Mas devemos respeitar a REALIDADE de cada local e situação do momento. Não adianta apoiar uma pessoa específica por obrigação, se vai prejudicar todo um projeto político maior.
Os nossos candidatos a Presidente, Governadores Estaduais, Senadores, e Deputados Estaduais, não podem OBRIGAR apoio das municipais e dos vereadores ou prefeitos da nossa sigla, Isto deixaria as municipais, reféns das Estaduais e Nacional. Eles (os candidatos a Presidente, Governadores, Senadores, e Deputados Estaduais) tem que CONQUISTAR este apoio.
Sou filiado a outro partido, posso me cadastrar e assinar a Ficha de Apoiamento?
NÃO. As regras do TSE e resoluções não permitem.
Sou Presidente de OUTRO Partido ou Filiado a Outro Partido, ou Vereador eleito. Posso ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DO MUNICIPALISTA, sem perder meu atual partido ou mandato?
SIM, no Municipalista, PODE. Você pode ficar com o Municipalista e também com seu atual partido. Quando o TSE liberar a nossa sigla, você decide qual é o caminho melhor pra você seguir.
Posso fazer Publicidade?
Claro, inclusive deve fazer, onde desejar (sites, blog's, facebook, tudo..., esteja a vontade) O importante é divulgar o site principal, e procurar principalmente indicar pessoas pra assumir outras cidades, dentro do seu estado, tendo em vista que, caso venha a sair candidato no futuro, você já terá um apoiador dentro do seu estado.
Terei alguma ajuda financeira, ANTES da liberação da Sigla?
Não. Más com certeza após a liberação da sigla sim.
Quantas assinaturas nós já temos?
Antes de perguntar quantas assinaturas temos a nível nacional, primeiro feche a sua meta.
Quantas assinaturas precisamos?
Precisamos de 500 mil assinaturas, validadas em certidões, pelos cartórios eleitorais de todo Brasil.
Qual ARGUMENTO terei para coletar as assinaturas?
O nome do partido, já diz tudo: MUNICIPALISTA
Você deve pegar algum assunto, que sua população PRECISA na cidade e usar este argumento.
Exemplo, no Nordeste, temos Municipalistas lutando por poços artesianos.
No Sul, por melhoria no escoamento da safra.
Em outras regiões, por melhoria nas Salas de Aula, Melhoria no Atendimento de Saúde, Diminuição da carga tributária, ampliação do Repasse do FPM (Fundo de Participação dos municípios).
Ou seja, você como FUTURO presidente, usará o argumento, que REALMENTE você lutará, após a liberação, em sua localidade. Pois um argumento ÚNICO, fica inviável em um pais com tantos problemas.
Mas você tem que explicar, que é um partido em formação, e conferir a assinatura com um documento da pessoa, exemplo RG, Habilitação ou o próprio Título de Eleitor.
Até a liberação, quem serão os Presidentes Estaduais?
Todos os presidentes estaduais e municipais, serão definidos de acordo com as metas fechadas. Cada um cumprindo a sua meta, já ficará numa posição ótima, aguardando apenas a liberação da sigla pelo TSE.
Por enquanto tudo é encaminhado e resolvido diretamente pela Nacional.
Depois de Nomeado a minha Municipal, poderemos sofrer intervenção?
Nosso objetivo é claro. Ser o maior Partido do Brasil. Por isto, não ficaremos trocando os presidentes municipais, nem estaduais, A não ser que os mesmos venham a infringir o código de ética, regimento interno, ou equivalente.
Nosso foco é AMPLIAR e alcançar TODOS os municípios do Brasil.
E cada municipal, filiando a população de sua localidade.
Assim elegeremos mais facilmente nossos candidatos, pois seremos o maior partido em Filiados, em todos os Municípios.
Nosso objetivo, é ter a sigla definitiva, em TODOS os municípios do Brasil.
- Colaboração do mapa:
- Presidente Nacional e Estadual - Pedro Bizú - Ceará
O Partido do Mérito Municipalista, tem 06 (seis) Coordenações Regionais, conforme mapa acima.
Até a liberação, todo e qualquer assunto referente a Regionais, deverá ser encaminhado e decidido pela nacional, que nomeará os representantes, oficialmente somente após a liberação.
Cada Estado, já pode e deve fazer sua própria divisão regional, dentro do estado. Como o exemplo do estado do Ceará, que vem colhendo excelentes resultados. Assim como cada Capital ou cidade grande (acima de um milhão de habitantes), colocar coordenadores regionais, para auxiliar na coordenação destas cidades. Isto facilita bastante e ajuda a aproximar o grupo.
Diretórios Zonais de Fortaleza - Ceará
OBS: Todas as cidades com mais de uma zona eleitoral, será divididas em diretórios zonais. Cada zona eleitoral, representa vários bairros, neste caso serão divididos em diretórios municipalistas zonais, acompanhado do número da zona. Assim no futuro, fica mais fácil os trabalhos em futuras eleições, para elegermos os nossos vereadores.
Confiram na imagem abaixo, a divisão da capital Fortaleza, como exemplo.
Como funcionará a ordem de nomeação
da Nacional, Estaduais e Municipais?
Para entender isto, é importante saber que no Brasil, existem 5.700 municípios.
Ou seja, mesmo nomeando TODOS que cumprirem com as suas metas de ASSINATURAS, nomearemos no máximo 500 Presidentes Municipais.
Ainda sobrarão livres, no mínimo 5.200 Municípios para implantar uma comissão provisória. Pois só serão Diretórios Municipais, aqueles que entrarem em nosso PMM desde a fundação.
1º NACIONAL
Este também assumirá o Distrito Federal, com o cargo equivalente ao de Presidente Estadual.
2º ESTADUAL
Aquele dentro do ESTADO, que fechar todas as metas, será o presidente da sua cidade e também acumulará o cargo de PRESIDENTE ESTADUAL para administrar definitivamente.
3º MUNICIPAIS
Serão nomeadas as presidências das cidades, onde tenham Municipalista cadastrado, e que este tenha fechado todas suas metas. Obedecendo todas as regras.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Lembrando que mesmo nomeando TODOS, ainda sobrarão 5.200 municípios LIVRES. Para o Presidente Estadual poder trabalhar.
Posso colocar parentes, na chapa da Presidência Municipal e/ou Estadual?
SIM. Cada diretório será composto de 05(cargos).
São eles:
Presidente
Vice-Presidente
Secretário Geral e de Organização
Secretário de Formação
Secretário de Finanças
OBS: A meta de ASSINATURAS. Você pode dividir por 05(cargos), para cada um coletar. Pode colocar parentes, em qualquer dos cargos, do seu diretório municipal. A grande vantagem de dividir a meta entre todos os cargos, será o grande valor que cada um dará ao cargo ocupado, devido o grande trabalho que teve na hora da coleta de assinaturas.
Poderei somar minhas assinaturas, com as de outras pessoas, para pegar uma Presidência?
Não. As metas de assinaturas são individuais.
Coletei minhas assinaturas mínimas (válidas), em Certidão, e agora?
O COMPROMISSO da Nacional, é nomear todos os diretórios que fecharem suas metas em assinaturas, VÁLIDAS e apresentadas em CERTIDÃO.
Também NÃO temos compromisso, com quem chegar DEPOIS do PMM, já liberado.
Nestes dois casos acima, deverão acertar com o respectivo Presidente Municipal, Estadual ou Nacional.
APÓS CUMPRIR TODAS AS METAS, VOCÊ RECEBERÁ O CERTIFICADO DE PRESIDENTE FUNDADOR. ISTO QUER DIZER, QUE NINGUÉM TOMA A SUA PRESIDÊNCIA.